terça-feira, 26 de agosto de 2008

SDKs e APIs do Windows Live

 

Introdução: A plataforma Windows Live oferece um nível profundo de controle para os desenvolvedores ao oferecer acesso à estrutura de dados, serviços e software através de SDKs e APIs abertos e acessíveis. Os desenvolvedores podem criar aplicações, gadgets, plug-ins e mashups que juntam o poder do Windows, o alcance da Internet e a criação de relações sociais oferecida pelo Windows Live.

O Windows Live SDK

A maioria das APIs do Windows Live está reunida no Windows Live SDK. Essas APIs são regidas por um acordo de licenciamento comum, o Windows Live SDK License Agreement. Qualquer aplicação que use as APIs incluídas no Windows Live SDK deve respeitar o acordo de licenciamento, bem como os termos de uso referidos no acordo de licenciamento.

O acordo de licenciamento, combinado aos termos de uso, descrevem as regras e limitações no uso dos serviços, bem como as estruturas de preço para os serviços que não forem gratuitos. A maioria dos serviços Windows Live é gratuita, porém alguns serviços são cobrados acima de certo volume de utilização. É importante que você leve em conta os termos de licenciamento e uso na fase de planejamento de sua aplicação ou serviço.

O site oficial para desenvolvedores que usam Windows Live é o http://dev.live.com. Esse é o primeiro site a ser atualizado quando do lançamento de novos serviços, APIs, termos de licenciamento ou uso. Sempre consulte esse site para a Informação mais atualizada sobre Windows Live.

Serviços Incluídos no Windows Live SDK

Os serviços listados abaixo têm SDKs e APIs regidas pelos termos do Windows Live SDK. Os links levam para a página da documentação do serviço na MSDN Americana (em inglês). Você pode usar o novo serviço Windows Live Translator para traduzir os conteúdos para o português.

  • Windows Live Contacts API — Windows Live Contacts API é um serviço baseado em HTTP que permite que desenvolvedores façam pesquisas e recuperem dados do banco de dados do Windows Live Contacts Address Book, que concentra os contatos do Windows Live Messenger e do Windows Live Hotmail.

  • Windows Live Spaces Photo API - Alpha 1.0 — Windows Live Spaces Photo API permite que aplicações troquem dados com o banco de dados do serviço Windows Live Spaces, usando o protocolo WebDAV.

  • Virtual Earth Map Control 6.0 — Virtual Earth oferece ao desenvolvedor acesso ao engenho do Live Search Maps, que permite a usuários pesquisar, descobrir, explorar, planejar e compartilhar informações a respeito de localidades específicas. Combinando mapas rodoviários tradicionais, fotos aéreas e de satélite com capacidades de busca por proximidade, o Virtual Earth oferece aos desenvolvedores a capacidade de incorporar características de localização geográfica a suas aplicações Web.

  • Microsoft MapPoint Web Service — Microsoft MapPoint Web Service é um serviço programável que permite a integração de mapas de alta qualidade, rotas ponto-a-ponto, cálculos de distância, buscas de proximidade e outras características de geoprocessamento a aplicações, processos de negócios e sites Web.

  • Live Search API, Version 1.1 — O Live Search API é um Web Service XML com uma API SOAP. O serviço permite a submissão de termos de busca e recupera resultados do engenho de busca do serviço Live Search. A documentação inclui uma série de artigos que cobrem uma grande variedade de técnicas relacionadas a buscas para o desenvolvedor.

  • Windows Live ID SDK — O serviço Windows Live ID (antes conhecido como Passport Network) é o sistema de identidade e autenticação utilizado por todos os serviços e aplicações Windows Live. O Windows Live ID Client 1.0 SDK permite o desenvolvimento de aplicações e sites integrados à enorme base de usuários de serviços como o Windows Live Messenger e o Windows Live Hotmail. O Windows Live ID Web Authentication 1.0 SDK oferece uma interface independente de plataforma para o serviço Windows Live ID, permitindo a verificação da identidade de visitantes em seu Web site. Para um melhor entendimento do serviço, leia o artigo (em inglês) Introduction to Windows Live ID, que fornece informações sobre a história, estado atual e direções futuras que o serviço tomará.

  • Windows Live Data SDK - Alpha 1.0 — Windows Live Data fornece um mecanismo para os desenvolvedores obterem permissão dos usuários de serviços Windows Live para acessarem seus dados. Hoje o serviço está limitado aos dados armazenados no Windows Live Contacts, que é o catálogo de endereços e contatos dos usuários Windows Live. À medida que o SDK evoluir, outros dados serão incluídos no SDK.

  • Microsoft Silverlight Streaming SDK — Microsoft Silverlight Streaming é um serviço de hospedagem gratuita para aplicações multimídia construídas com a tecnologia Silverlight. O SDK oferece documentação para criar e otimizar aplicações Silverlight para fazer uso do serviço, bem como empacotar o conteúdo para publicação no serviço.

  • Microsoft adCenter API — A API do Microsoft adCenter permite a criação de aplicações para gerenciar campanhas publicitárias baseadas no serviço de links patrocinados da Microsoft. A API controla a criação de campanhas, compras de palavras-chave e anúncios, a obtenção de dados de resultados de campanhas e o controle de tempo e ativação das campanhas.

  • Windows Live Alerts SDK — O Windows Live Alerts SDK, versão 2.5b, permite a desenvolvedores familiarizados com o protocolo SOAP criar serviços de alertas no Windows Live Messenger e efetuar tarefas administrativas além das permitidas na versão básica do serviço, oferecida via Web.

  • Windows Live Admin Center SDK — O SDK do Windows Live Admin Center, versão 3.0, permite que desenvolvedores gerenciem programaticamente suas bases de usuários nos serviços do Windows Live Admin Center por meio de Web services. Esse SDK é dirigido a clientes e parceiros que querem ter acesso programático às atividades disponíveis no site do Windows Live Admin Center, além de atividades não disponíveis no site, como a importação e a exportação de dados.

  • Windows Live Expo API — A API do Windows Live Expo define um conjunto de Web services permitindo o acesso programático ao banco de dados de anúncios classificados do serviço, através de parâmetros como categorias e localização geográfica.

  • Windows Live Messenger Activity SDK — O SDK do Windows Live Messenger Activity oferece informações sobre como desenvolver e testar aplicações monousuárias e multiusuárias utilizando o modelo de objetos de Activities do Windows Live Messenger. O SDK também oferece informações detalhadas sobre requerimentos de desenvolvimento e teste para as atividades, e como aumentar o uso de suas aplicações baseadas em Activities.

  • Introduction to Windows Live Spaces APIs and Feeds — A documentação sobre Windows Live Spaces APIs and Feeds oferece material de referência para desenvolvedores interessados em se integrar com o Windows Live Spaces. A informação contida nessa seção orienta o uso das APIs e feeds dentro da plataforma de desenvolvimento Windows Live Spaces. Informações adicionais sobre como desenvolver para a plataforma Windows Live Spaces podem ser encontradas em http://dev.live.com/spaces/.

  • Windows Live Spaces MetaWeblog API — A API MetaWeblog permite que aplicações externas obtenham e apliquem textos e outros atributos de posts em blogs do Windows Live Spaces. A API usa o protocolo XML-RPC para comunicação entre as aplicações clientes e o servidor de blog.

  • Windows Live Toolbar Custom Button SDK — O SDK Windows Live Toolbar Custom Button permite a criação de botões integrados à Windows Live Toolbar para o Internet Explorer. O SDK mostra como desenvolvedores podem adicionar botões disponíveis publicamente e criar seus próprios botões e distribuí-los para usuários.

  • Windows Live Writer SDK — Dois conjuntos de APIs são oferecidos nesta versão beta do SDK: A Application API, para executar o Windows Live Writer para criar novos posts a partir de conteúdos em sites ou feeds RSS; e a API Content Source Plugin, para estender as capacidades do programa Windows Live Writer para inserir, editar e publicar novos tipos de conteúdo. Essa documentação é preliminar e será revista em breve.

Fonte:MSDN Brasil

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: