quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Orkut dá trabalho

SÃO PAULO - Veja como aproveitar as redes sociais genéricas para melhorar seu networking profissional.

Você ainda encara redes sociais como o orkut, o Facebook, o MySpace e o Flickr como mera diversão? Então, pare um minuto para dar uma olhadinha em sua rede de contatos. É bem provável que você encontre colegas com quem trabalhou e amigos da faculdade bem colocados no mercado. Entendeu o recado? Embora não tenham vocação 100% profissional, a eficácia dessas redes não fica só nos contatos. Algumas empresas usam a rede para monitorar candidatos e encontrar novos talentos. Um bom perfil nesses sites, aliado à participação em comunidades com temas profissionais, pode atrair boas oportunidades. Quem trabalha em áreas mais artísticas da TI ainda pode usar os sites sociais para divulgar trabalhos visuais ou musicais. Veja, a seguir, como aumentar suas chances de conseguir um trampo nos mais populares sites sociais — orkut, Facebook, MySpace e Flickr. A Escolha INFO fica com o orkut pela popularidade no Brasil e a abundância de comunidades ligadas à tecnologia.

O Facebook tem duas faces

Apesar de ser uma rede social geral, não voltada especificamente para o uso profissional, o Facebook fica em algum lugar entre o orkut e o LinkedIn. Tem foco tanto na vida acadêmica e de trabalho quanto na diversão. As buscas no Facebook são mais detalhadas que no orkut, indicando o campo onde houve a correspondência, o que ajuda a limitar os resultados. Mas o recurso mais bacana, de procurar diretamente pessoas pela empresa onde trabalharam ou o local onde estudaram, não funciona bem para os brasileiros, já que há poucas organizações do Brasil cadastradas no Facebook. Um ponto forte do site está nos seus aplicativos. Eles contam com opções interessantes para fazer pesquisas entre os contatos cadastrados e mantê-los atualizados sobre suas atividades. Há aplicativos inclusive para a criação de testemunhos de colegas de trabalho, que podem ser uma ferramenta forte para dar mais segurança a uma empresa que visite seu perfil no Facebook antes de contratá-lo.

Sim, o orkut é brasileiro

Bastam alguns cliques no orkut para acreditar que ele é uma criação brasileira. Sobraram raríssimos traços de seu DNA americano depois que o site foi invadido por nós. Segundo as estatísticas do orkut, os brasileiros são 54% dos 60 milhões de usuários. Mas a porcentagem real é maior. Quantos amigos da sua lista se dizem moradores de lugares como Estônia, Índia ou Groenlândia? No lado das ferramentas, não há muita coisa específica para uso na carreira. Dá para preencher um perfil profissional, mas faltam recursos melhores para localizar colegas do trabalho e da faculdade. Para isso, o jeito é se cadastrar nas comunidades e fuçar de página em página, ou pesquisar por nome. É nas comunidades que está a maior força do orkut. Com um público forte e presente nessas salas, é possível mostrar o talento nas discussões sobre temas relativos ao trabalho ou selecionar um possível candidato com base em suas contribuições. Nas comunidades de tecnologia também aparecem ofertas ocasionais de estágio e de trabalho.

Sorria para o Flickr

Como usar o Flickr, o popular serviço de hospedagem de fotos, para trabalho? Para quem é fotógrafo, ilustrador ou designer, por exemplo, criar um portfólio no Flickr pode ser uma ótima idéia. O Flickr traz as principais vantagens das redes sociais, como comunidades e criação de perfil de usuário, além de incluir recursos que facilitam a divulgação de novidades, como o uso de RSS para avisar quando há novas fotos e imagens. O Flickr também tem ferramentas para publicar widgets que mostram as fotos num blog ou página. As comunidades do Flickr são básicas, mas podem receber mensagens dos usuários além de, claro, fotos. Mandar uma imagem para o grupo é fácil e isso pode ser feito automaticamente durante o upload. A marcação geográfica da imagem também pode ser útil para o trabalho — quando uma empresa precisa de um fotógrafo naquela região, por exemplo. Recentemente, a rede passou a aceitar vídeos, mas existe um boicote dos usuários para que não vire uma espécie de YouTube.

Som e vídeo é com o MySpace

O MySpace vem ganhando espaço como uma boa ferramenta de promoção para quem trabalha no mundo artístico, devido a sua facilidade para receber músicas e vídeos. No mundo de TI, pode ser uma boa para profissionais que unem arte e tecnologia, como webdesigners, criadores de conteúdo em 3D e de edição de som. Uma vantagem do MySpace em relação aos concorrentes está na possibilidade de personalização da página de usuário, com imagens de fundo, padrões em CSS e outros recursos que tornam o visual ainda mais individualizado. Indicar o perfil no MySpace acaba sendo uma opção interessante, já que não passa a idéia de uma página genérica, sem criatividade e igual a de todos os outros usuários. Uma deficiência está nas comunidades — básicas e com opções simples de busca.

 

Embarce nessa onda de redes sociais e veja como é divertido e interativo ampliar os seus horizontes profissionais e pessoais.

 

Fonte:Info

Att

Juliana Prado Uchoa

Líder do grupo CHANNEL TI

Microsoft Student Partner

Nenhum comentário: