terça-feira, 26 de agosto de 2008

Entenda os Produtos e Serviços Windows Live

 

Introdução: Windows Live é um conjunto de serviços e software que reúnem o que as pessoas mais valorizam – seus interesses, informação e relacionamentos. O Windows Live opera no desktop do usuário, na Web e em dispositivos móveis, como telefones celulares, com total segurança e regras rígidas de respeito à privacidade do usuário.

Os produtos e serviços Windows Live permitem que desenvolvedores, designers e entusiastas criem rapidamente aplicações Web sofisticadas, com características de redes sociais e Web 2.0. A plataforma Windows Live é composta por uma grande variedade de serviços, construídos em torno de uma arquitetura comum de identidade e autenticação, e regida por termos de uso simples e consistentes, que podem ser entendidos pelo usuário casual, ao mesmo tempo em que oferecem proteção a empresas que venham a adotá-los.

Possibilidades Oferecidas pela Plataforma

Os Web services Windows Live oferecem a base que permite a desenvolvedores profissionais e entusiastas criar conteúdo rico e personalizado para a Web, incluindo mini-aplicações, gadgets, multimídia, mashups e redes sociais. As ferramentas, SDKs e APIs do Windows Live são consistentes, acessíveis e bem documentadas, permitindo a criação rápida de aplicações com integração total à plataforma de desenvolvimento .NET da Microsoft.

Desenvolvedores e designers podem construir suas aplicações com linguagens comuns de desenvolvimento e scripting, incluindo Visual Basic .NET, Visual C#, JavaScript, Perl, Python e Ruby, com suporte total nas ferramentas de desenvolvimento das famílias Visual Studio e Expression Studio.

As aplicações resultantes rodam nos principais browsers e sistemas operacionais, incluindo Internet Explorer, Firefox, Safari e Opera, sob Windows, Mac OS X e Linux, atingindo praticamente toda a população de usuários da Internet. E a Microsoft oferece ferramentas de divulgação e geração de tráfego capaz de atingir mais de 400 milhões de usuários mundialmente na divulgação de suas aplicações.

Além disso, desenvolvedores de todos os portes, do estudante ou entusiasta ao desenvolvedor nas grandes corporações podem criar sites personalizados e redes sociais privadas integradas à maior rede social do planeta, composta pelos usuários do Windows Live Messenger, Windows Live Hotmail e Windows Live Spaces. A alta escalabilidade, disponibilidade, segurança, e a capacidade de criar produtos e serviços para plataformas que vão do telefone à televisão fazem do Windows Live a melhor plataforma para a criação de sites, serviços e aplicações Web 2.0.

Os serviços e produtos Windows Live permitem a criação de soluções ricas em conteúdo multimídia e capacidades de comunicação e relacionamento para virtualmente qualquer tipo ou escala de aplicação. Veja aqui algumas das possibilidades:

  • Adicionar características de redes sociais e Web 2.0 a sites corporativos, de comércio eletrônico, de serviços ou extranets

  • Criar sites que gerenciem eventos sociais como casamentos, reuniões de família, aniversários

  • Criar serviços hospedados para compartilhar informações, calendários, custos e contatos para associações, clubes e times esportivos

  • Construir sites de turismo que permitam o planejamento de viagens com amigos e familiares vivendo em lugares diferentes uns dos outros e compartilhar fotos e vídeos das viagens na Internet

  • Criar portais escolares para compartilhar notas e documentos entre grupos de colegas de estudo. Marcar hora e local para estudos e conjuntos, e configurar alertas para mudanças de classes, reuniões ou mesmo festas

  • Listar itens para venda, leilão ou troca, e marcar local e hora para fechar a transação, com ferramentas de comunicação para comunicar mudanças

  • Encontrar, postar e distribuir informações sobre restaurantes e bares locais, incluindo menus e preços, pare grupos de amigos, trabalhadores ou comunidades locais

  • Criar mini-aplicações para que desenvolvedores corporativos criem mashups, blogs e web parts para Intranets

  • Fazer dinheiro a partir de hobbies como esportes, gastronomia, arte, moda ou estilo de vida, criando comunidades virtuais voltadas a nichos

Esses são apenas alguns exemplos de cenários possíveis através do uso de produtos e serviços Windows Live. As possibilidades são infinitas, limitadas apenas pela sua imaginação.

Uma ótima maneira de ver os serviços Windows Live em ação e entender como eles podem ser integrados a aplicações é conhecer as Windows Live Quick Apps. Elas são aplicações-exemplo que refletem cenários do mundo real onde os serviços Windows Live facilitam a criação de relacionamentos e redes sociais. Experimente-as e baixe os códigos-fonte.

Os produtos e serviços Windows Live se concentram em torno de alguns serviços básicos, mas se estendem em dezenas de APIs e SDKs voltados para os mais diversos usos. Você pode consultar a lista completa e a documentação de todas as APIs disponíveis clicando aqui. As principais áreas de serviços relacionados ao Windows Live são:

Serviços Multimídia

O Microsoft Silverlight Streaming by Windows Live oferece uma solução gratuita de hospedagem para que desenvolvedores adicionem capacidades ricas de multimídia interativa a seus sites. Em conjunto com a tecnologia Silverlight no lado cliente, é uma solução que permite a criação fácil, rápida e de baixo custo de aplicações Internet ricas (RIA). O serviço passará por constantes evoluções, oferecendo capacidades cada vez mais ricas.

Redes Sociais

As APIs e controles ligados ao serviço Windows Live Spaces permitem a criação de aplicações de redes sociais, com acesso a grupos de amigos, blogs, álbuns de fotos e mini-aplicativos (gadgets) que permitem que empresas criem experiências de marca consistentes e úteis para seus clientes. Os usuários mantêm controle total sobre suas informações pessoais, liberando acesso conforme sua conveniência ou necessidades.

Contatos

Os controles e serviços ligados à lista de contatos dos usuários armazenadas no Windows Live Contacts (que entre outros, armazena os contatos do Windows Live Messenger, do Windows Live Spaces e do Windows Live Hotmail) permitem que os usuários compartilhem suas redes de amigos com seus sites e serviços, permitindo a distribuição viral de conteúdo e a comunicação em tempo real entre os usuários de seu serviço.

Mapas

O serviço Virtual Earth é a nova geração de mapas e serviços de geolocalização da Microsoft. Ele combina os Web services MapPoint com os controles Virtual Earth Controls para oferecer inovações como imagens aéreas e de satélite de alta qualidade, rotas ponto-a-ponto e mapas tridimensionais.

Busca

O serviço Live Search Web permite a integração dos poderosos engenhos de busca da Microsoft, que oferecem buscas customizadas, incluindo Web, imagens, livros, trabalhos acadêmicos e classificados. As capacidades de busca podem ser facilmente integradas em qualquer tipo de aplicação Web, desktop ou em intranets corporativas.

Mini-Aplicativos (Gadgets)

O SDK de Gadgets Web oferece todas as ferramentas necessárias para criar gadgets que rodam nas páginas dos serviços Windows Live, como o portal Live.com e os sites do Windows Live Spaces. O SDK oferece artigos introdutórios, códigos-exemplo, templates para a criação de gadgets no Visual Studio e dicas sobre como gerar tráfego para seus sites a partir dos gadgets.

Messenger

O Windows Live oferece uma série de controles para integrar detecção de presença, listas de amigos e até mesmo conversas baseadas no Windows Live Messenger em suas páginas Web. Além disso, você pode criar aplicações monousuárias ou multiusuárias usando as APIs do Windows Live Messenger Activity, transformando o Messenger num poderoso gerador de tráfego e relacionamento. Finalmente, através de acordos com a MSN, você pode ainda explorar as abas do Messenger, um espaço premium para publicidade, e o uso de Agents, sistemas de inteligência artificial que conversam com seus usuários.

Inicio da pagina

Autenticação

O serviço Windows Live ID (antes conhecido como Passport Network) é o sistema de identidade e autenticação utilizado por todos os serviços e aplicações Windows Live. O serviço permite o desenvolvimento de aplicações e sites integrados à enorme base de usuários de serviços como o Windows Live Messenger e o Windows Live Hotmail, hoje com cerca de 300 milhões de usuários, sendo 35 milhões apenas no Brasil.

Alertas

Não existe maneira melhor de se comunicar com os clientes que com alertas em tempo real enviados diretamente para o desktop, dispositivo móvel ou email do usuário. O Windows Live Alerts detecta de maneira inteligente onde os usuários estão localizados e usa o melhor canal de comunicação para enviar suas mensagens em tempo real. E as fontes de alertas podem ser simples feeds RSS, gerados a partir de qualquer mecanismo em seu site.

 

Fonte:MSDN Brasil

 

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: