terça-feira, 12 de agosto de 2008

Gadgets são porta de entrada para crackers, diz especialista

Especialistas em segurança de computadores estão acusando o Google de colocar seus usuários em risco ao permitir que suas páginas pessoais sejam personalizadas com aplicativos que podem ser armadilhas.

O serviço iGoogle permite criar uma página inicial pessoal, à qual os usuários podem adicionar "gadgets" - miniaplicativos interativos como lista de notícias, calendário ou conversores de moeda. Alguns gadgets são criados pelo Google, mas usuários também podem criar os seus e disponibilizá-los para outros.

A preocupação é que aplicativos maliciosos possam ser submetidos e instalados por usuários em suas páginas, podendo rastrear suas atividades e controlar sua máquina, como disse o especialista Robert Hansen à AFP.

Segundo Hansen, o usuário poderia ser forçado a baixar pornografia infantil ou enviar material subversivo para a China, por exemplo. "Praticamente não há limites. O Google precisa consertar isso", disse.

Crackers podem criar esses miniprogramas usando código malicioso ou invadir sistemas hospedados por engenheiros que fornecem gadgets legítimos.

O Google afirmou à AFP que verifica os gadgets e raramente acha algum código malicioso, que é removido caso seja detectado.

Fonte:Redação Terra

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: