quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Novo aplicativo cria senhas seguras a partir de imagens, vídeos e MP3s

Londres - Pesquisadores invertem processo e, ao invés do usuário se desgastar para criar uma senha complexa, o sistema cuida da missão.

Pesquisadores da Universidade de Carleton, no Canadá, desenvolveram um método que possibilita a criação de senhas seguras a partir de imagens, vídeos e arquivos MP3, revelou a instituição nesta quinta-feira (14/08).
As ObPwd (do inglês object-based password) tratam-se de senhas que, ao invés de o usuário usar o nome de seu animal de estimação como a inspiração, criam o código complexo a partir da foto deste animal.
O esforço do usuário passa de precisar se lembrar um texto para saber qual arquivo foi usado para a criação do código.
Há algumas limitações, contudo. É recomendável o uso de arquivos com tamanho acima de 30 bytes para que as senhas sejam grandes os suficientes, mas não tanto para que o processo não se torne lento.
Para um cracker contornar a tecnologia, é preciso ter acesso ao arquivo a partir do qual a senha foi gerada.
É possível fazer o download do software em versão beta no formato de add-on para o Firefox ou como um aplicativo para o Windows XP.
No final de julho, o prefeito de São Francisco, nos Estados Unidos, conseguiu recuperar a senha da rede da cidade com um administrador de TI.

Fonte:TechWorld

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: