quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os cinco mitos da tecnologia-Parte I

 

Ao longo do tempo, a tecnologia evoluiu não só em quesitos técnicos, mas também na interface com o homem. Para usar um jargão do meio, pela primeira e única vez, o software ficou mais "amigável". Tradução: os programas de computadores estão mais fáceis de usar e são mais intuitivos. Simples, não? Até os microcomputadores, conhecidos pela sigla PC, do inglês "personal computer", também ganharam recursos que simplificam o seu uso e facilitaram a instalação de novos equipamentos complementares, como as impressoras, sem a necessidade de chamar o amigo do amigo para realizar a "complicada" tarefa.

O último argumento usado pelas micro e pequenas empresas para evitar o uso de tecnologia em seu negócio é o custo. Com poucos recursos e sem capacidade de altos investimentos, a tecnologia sempre foi considerada um "gasto" desnecessário. Se você é um dos empreendedores que pensam dessa forma, este conteúdo vai mostrar que, quando bem aplicados, os recursos de informática vão ajudá-lo a reduzir custos, tornando sua empresa mais eficiente e produtiva.

E a razão para que sua empresa deixe de gastar com tecnologia e comece a investir em tecnologia é simples: ela deixou de ser exclusiva de gente grande. As ferramentas de informática estão ao alcance de qualquer companhia, de qualquer porte. Não usá-la significa perder a oportunidade de crescer. Adotá-la de forma adequada dará relevância aos seus investimentos e resultados para o seu negócio.

 

Vantagens

Se alguns mitos foram quebrados, chegou a hora de saber: quais as vantagens de investir os meus poucos recursos em tecnologia? Será que vale mesmo a pena? Argumentos favoráveis não faltam.

Redução de custos:
a informatização é hoje o meio mais eficiente para reduzir custos. A revolução do computador, que se iniciou na década de 40, permitiu que atividades realizadas manualmente fossem automatizadas. Com isso, trabalhos que demoravam dias passaram a ser feitos em horas, o que economiza tempo e dinheiro.

Produtividade:
faça uma conta simples. Pegue um processo manual qualquer da sua empresa e divida o salário de quem o realiza pelo tempo que ele demora para fazê-lo. De maneira bem simples, você chegará ao custo de determinada tarefa para sua empresa. Ao automatizar processos manuais, sua companhia vai gastar menos tempo em certas atividades, o que quer dizer que a produtividade aumentou. E isso, atualmente, faz a diferença perante seu concorrente.

Atendimento ao cliente:
cliente satisfeito volta sempre. Sim, é um jargão. Mas sempre é bom lembrá-lo. A tecnologia, se bem aplicada, ajuda sua empresa a atender bem o freguês. Desde sistemas complexos de atendimento ao cliente, conhecidos pela sigla de CRM, até coisas simples, como um identificador de chamada, que permite a uma pizzaria, por exemplo, reconhecer quem liga e oferecer um atendimento personalizado, são ferramentas que melhoram o atendimento ao cliente.

Integração:
sem tecnologia, muitas vezes você pode não vender para um grande cliente potencial, que está levando seu processo de compra para portais B2B (que fazem transações eletrônicas entre empresas) ou por meio de sistemas de compras eletrônicas. Sua empresa, com certeza, não quer perder a oportunidade de vender para um grande cliente.

Internet:
a tecnologia baseada na Web é hoje uma ferramenta essencial para a comunicação com parceiros de negócios e clientes. Ela também conjuga todas as vantagens citadas anteriormente. É fundamental para reduzir custos, ajuda a atender melhor o cliente e integra os negócios de forma rápida e barata. Vender pela internet também não é coisa exclusiva de gente grande, pequenas e médias empresas podem explorar o potencial da Web, transformando o mundo no seu quintal.

Os empresários que se renderam aos encantos da tecnologia estão plenamente satisfeitos e já extraem valor (retorno do investimento) das ferramentas adquiridas. Entre as micro e pequenas empresas com microcomputadores, 93% estão satisfeitas com o uso atual desses equipamentos, segundo o Sebrae. A insatisfação das demais 7% se dá por duas razões: software e hardware desatualizados e a presença de menos equipamentos que o necessário. A internet já é utilizada por 54% das micro e pequenas empresas. Esta proporção é superior à das informatizadas (47%) e pode ser explicada pelo fato de que o acesso à Web pode ser obtido fora da empresa, em lugares como: domicílio do empresário ou de parentes e amigos, cybercafés, lojas de acesso à internet e outras maneiras. Os dados mostram que a falta de microcomputador não impede o acesso à internet e os benefícios que esta pode proporcionar.

Fonte:Microsoft Brasil

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

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