quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A rede social: Os pequenos detalhes são muito importantes

A Internet tem causado um enorme impacto na vida das pessoas de todo o mundo nos dez anos desde a fundação da Google. Ela mudou a política, o entretenimento, a cultura, os negócios, a assistência médica, o meio-ambiente e quase todos os tópicos que você pode imaginar. O que nos leva a pensar, o que vai acontecer nos próximos dez anos? Como esta tecnologia fenomenal vai evoluir, como nos adaptaremos e (mais importante) como ela vai se adaptar a nós? Fizemos esta pergunta a dez de nossos maiores especialistas, e nas próximas três semanas apresentaremos suas respostas. Como o cientista de computação Alan Kay celebremente observou, a melhor maneira de predizer o futuro é inventá-lo, assim, faremos o máximo para sustentar as palavras de nossos especialistas a cada dia. (Karen Wickre e Alan Eagle, editores da série)

O que faz com que dois amigos se sintam "próximos" um do outro? Eu diria que em grande parte são os pequenos detalhes que sabem um do outro. O comentário engraçado que um amigo fez para o outro sobre um cartaz que viu quando viajavam, o que comeram para o jantar, uma pessoa com quem encontraram na rua, seus comentários sobre o filme que viram há duas noites atrás. A proximidade geralmente vem do conhecimento de coisas pequenas, não apenas coisas grandes. A distância dificulta o conhecimento desses pequenos detalhes. Quando as pessoas moram juntas, seja com família com ou amigos, é muito fácil conhecê-los. Eles são transmitidos ao andar pelo corredor, sentar para uma refeição ou apenas pelo fato das pessoas estarem juntas. Não é preciso nenhum esforço.
Quando as pessoas vivem separadas, as coisas mudam. De repente, é preciso esforço. Era preciso muito mais esforço quando escrever uma carta era a principal maneira de se comunicar à distância, em vez de e-mail ou IM ou telefone. Entretanto, mesmo com nossa tecnologia atual, ainda dá trabalho. Por esta razão, compartilhamos menos com nossos amigos. E quando compartilhamos, nossa tendência é compartilhar coisas grandes (grandes mudanças no trabalho, grandes eventos familiares, como aniversários ou marcos escolares) e deixamos as pequenas coisas de lado. Começamos a nos sentir menos conectados porque não sabemos os detalhes.
A promessa da rede social é facilitar o compartilhamento de pequenas coisas. Tornar isso algo que não requer esforço e restabelecer aquela sensação de conexão que vem de saber os detalhes. Recentemente minha esposa enviou um álbum público de fotos de bebês do Picasa Web para dez de seus amigos. Quatro deles escreveram de volta dizendo "Eu não sabia que João comprou um carro novo!" (os amigos dela navegaram pelos meus outros álbuns públicos de fotos). Embora ela jamais hesitasse em compartilhar o grande evento (o novo bebê), ela nunca teria compartilhado o pequeno detalhe do meu carro novo: Coisas desse tipo se repetem o tempo todo. Os pequenos detalhes são deixados de lado. Um fim de semana com os avós? Pensando em vender a casa? “Vale a pena” compartilhar essas coisas? Talvez. Às vezes. Para algumas pessoas.
Felizmente, à medida que a rede se torna mais social, não terei de gastar muita energia pensando sobre o que é “suficientemente interessante” para compartilhar com um determinado grupo. As pessoas que se preocupam comigo e que tiverem minha permissão poderão cada vez mais compartilhar partes da minha vida que lhes interessam.
Vai ser muito bom quando, no momento em que eu pensar em alguma coisa para dizer aos meus amigos, ou alguma coisa que preciso de meus amigos, elas estarão disponíveis para mim de alguma maneira. Você se lembra quando Google incorporou IM em Gmail e de repente se tornou possível ver – sem mudar de aplicativos – que o amigo para o qual você ia enviar um e-mail estava online e facilmente acessível naquele segundo? Aquela pequena bolha verde de presença bem na frente dos seus olhos trouxe uma proximidade adicional que o e-mail não tinha até então. Isso foi em 2006, no início da onda de aplicativos dinâmicos da rede acionados por AJAX. Agora, muitos sites e serviços estão acrescentando ferramentas ainda mais sofisticadas (como perfis, amigos, presença e comentários) que levam o imediatismo da interação social a cada vez mais lugares na rede. O acesso aos seus amigos pode ser realmente ativo, como IM é hoje, ou pode ser passivo, como mudar a sua mensagem de status.
Na próxima década, a rede se tornará um meio social tão natural quanto é conversar com sua família ou colegas com quem divide a casa hoje. Os recursos sociais serão incorporados e estarão ao redor e dentro de toda a variedade de espaços e lugares da rede. Algumas vezes você vai a um lugar porque quer ver seus amigos, e às vezes o lugar no qual você estiver se tornará melhor porque você pode levar seus amigos lá. Será mais fácil iniciar novos relacionamentos, novas comunidades, novas expressões do que é a sua vida. A rede conectará as pessoas aos pequenos momentos que, de certa forma, são os mais importantes.
Estamos apenas começando a navegar por todas as interseções entre sociologia e engenharia na rede. Nós – e quando dizemos nós estamos nos referindo ao Google e muitos outros na comunidade da rede – estamos no meio de uma explosão de energia ao redor de todas as coisas sociais, que nos está ensinando mais todos os dias sobre o que as pessoas querem fazer com seus amigos e quando. Como iGoogle ou Gmail se tornam mais poderosos quando os seus amigos estão presentes de alguma nova maneira? O que é possível em dispositivos móveis quando você pode colocar melhores dados sobre você e seus amigos em seu bolso? Quais são os grandes problemas de ferramentas – como portabilidade de contato ou padrões para autenticação e autorização de usuários – que precisam ser resolvidos para toda a rede porque nenhum site pode fazer isso sozinho? Google está colaborando em todas essas áreas, ouvindo atentamente nossos usuários para tornar nossos produtos ainda mais sociais de maneiras úteis, e trabalhando com a comunidade da rede em projetos de software como OpenSocial e OAuth para abordar alguns dos grandes desafios de infra-estrutura que são melhor resolvidos abertamente, com a perspectiva de muitos desenvolvedores e proprietários de websites representados. Daqui a dez anos, você vai se sentir ainda mais em casa na rede do que se sente hoje – porque a rede vai conseguir refletir você muito bem

Fonte:Google Brasil

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Um comentário:

Anônimo disse...

Os detalhes fazem toda a diferença e somente a convivência é capaz de desperta em nossas vidas isso, não percebemos somente detalhes de pessoas que conhecemos,mas também de quem não conhecemos,pessoas que brilham pela sua personalidade,sem sequer saberem,detalhes mudam vidas,assim como simples palavras.