terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google anuncia novo navegador e desafia Microsoft

O Google anunciou que lançará um navegador próprio e gratuito, de código aberto, em um claro desafio à Microsoft, que tem participação de mais de 70% no mercado de browsers. O link para download da versão de testes do programa deve estar disponível no blog do Google ainda nesta terça-feira, mas supostas imagens de telas do navegador já estão sendo divulgadas na web.

O navegador, que se chamará Google Chrome, estará disponível em sua versão beta (de teste) em 100 países, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial. A presença do Brasil nesta lista é esperada, mas não foi confirmada pela empresa.
O anúncio foi interpretado pela imprensa econômica como a entrada definitiva do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Internet Explorer.
Como será o ChromeDiferentemente do browser da Microsoft, o Google Chrome é um programa de código aberto, ou seja, programadores são livres para usarem elementos do código ou usá-lo como base para outros programas.
"O que realmente precisávamos não era um navegador, e sim uma plataforma para rodar aplicações e páginas web. Foi justamente isso que nos propusemos a construir", afirmaram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
Uma das principais preocupações do Google no desenvolvimento do browser foi a simplicidade, no sentido de ser fácil de usar e de ter uma interface discreta. As barras de pesquisa e endereço serão combinadas, por exemplo.
No Chrome, cada guia de navegação funcionará de modo independente. Assim, caso alguma guia falhe ou fique lenta, as outras não serão fechadas em decorrência disso.
"Apenas o início"Os diretores ressaltaram que a versão beta que está sendo lançada é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo.
No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux, não disponíveis no momento.
Atualmente, segundo a agência Efe, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Firefox, da Mozilla, com 20%.


O blog brasileiro do Google pode ser acessado em http://googlebrasilblog.blogspot.com.


Fonte:Redação Terra


Att


Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: