quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Microsoft Live@edu

Microsoft Live@edu oferece Exchange Labs gratuito a instituições de ensino

Plataforma ganha impulso à medida que milhares de faculdades adotam os serviços de hospedagem de colaboração e comunicação

A Microsoft anuncia a inclusão do e-mail gratuito Microsoft Exchange Labs para instituições acadêmicas em seus aplicativos de colaboração e comunicação online Live@edu, desenvolvidos especificamente para centros educacionais.

O Live@edu com Exchange Labs garante acesso ao e-mail de forma confiável e segura, similar à experiência vivenciada em ambientes de trabalho. Para os administradores de TI de universidades as vantagens são recursos de segurança adicionais e a possibilidade de uma instalação simplificada. Desta forma, ao acrescentar tecnologias comprovadas para os tradicionais sistemas educacionais, a Microsoft auxilia a equipe de TI a construir infra-estruturas fortemente conectadas. Além do Live@edu com Exchange Labs, a Microsoft continua oferecendo a solução baseada no Windows Live Hotmail.
Microsoft Exchange Labs apresenta vantagens para administradores de TI, alunos e ex-alunos
Com o Live@edu as instituições têm a opção de oferecer aos usuários uma caixa de entrada Exchange Labs e os seguintes benefícios:
• Comunicação confiável: E-mail hospedado com caixas de entrada com capacidade de até 10 GB e anexos de 20 MB. O acesso aos e-mails, contatos e calendário também pode ser feito a partir do Outlook Web Access, Microsoft Office Outlook e de celulares com interface para a Web.
• Construção de blocos para colaboração: Serviços adicionais que podem ser utilizados para cooperação no campus, incluindo calendários compartilhados com pesquisa, diretórios com controle administrativo para a criação de listas de distribuição e recurso de adição de membros do corpo docente e funcionários que estão utilizando o Exchange no campus aos diretórios de alunos.
• Mais segurança: Permite acompanhamento de mensagens para a confirmação de entrega de e-mails urgentes, além de filtragem de conteúdo.
• Identidade da instituição: As escolas e universidades podem aprofundar o relacionamento entre alunos e ex-alunos por meio de uma caixa de entrada de e-mails com a marca e o logotipo da instituição e um tema personalizado.
“Para nós, é importante poder contar com comunicações seguras e confiáveis”, afirmou Russell Wood, diretor de TI da Hinds Community College. “O Live@edu oferece aos alunos uma experiência de e-mail similar àquela que utilizarão após se formarem e aos administradores de TI um maior controle sobre a segurança de mensagens”.
Microsoft Live@edu ganha impulso no mundo todo
A plataforma, que também inclui o Windows Live Hotmail, o Microsoft Office Live Workspace e o armazenamento online do Windows Live SkyDrive, ajuda estudantes a gerenciarem seus estudos, compartilharem informações e fotos, colaborarem em projetos entre si e com membros do corpo docente e manterem-se facilmente conectados com colegas não apenas durante o período em que freqüentam a instituição mas também depois de formados.
À medida que a Microsoft continua a auxiliar as entidades a atenderem melhor às suas necessidades tecnológicas em um mundo cada dia mais conectado pela web, instituições do mundo todo – em países como Japão, África do Sul, Brasil e EUA –, estão se inscrevendo no Microsoft Live@edu. Desde seu lançamento em março de 2005, milhares de universidades, faculdades e escolas em 86 países já se registraram no programa, e sua adoção vem ganhando mais força à medida que elas descobrem as inúmeras vantagens conquistadas com a instalação do Live@edu.
“Oferecer aos nossos alunos serviços de comunicação com a marca e a identidade UNINOVE era um sonho e um desejo nosso há muito tempo”, declarou Jorge Luis Romano, gerente de infra-estrutura de TI da UNINOVE, universidade que possui mais de 70 mil alunos que têm acesso às vantagens do Microsoft Live@edu. “Analisamos várias opções e escolhemos o Live@edu da Microsoft, pois superou de longe todas as nossas expectativas com custo zero. Hoje, contamos com as ferramentas necessárias para desenvolvermos uma comunidade colaborativa com nossa própria identidade sem termos de nos preocupar com infra-estrutura”.
Outro benefício que as universidades descobriram com o Live@edu é a capacidade de estarem atualizadas quanto às exigentes necessidades tecnológicas dos alunos. Dado que os estudantes de hoje têm um conhecimento tecnológico extremamente amplo, eles próprios esperam que o ambiente onde estudam também ofereça recursos de comunicações ricos e de alta qualidade como os que utilizam em sua vida social. Devido a seus orçamentos limitados e ciclos de instalação demorados, os centros educacionais têm dificuldade em oferecer aos alunos comunicações inovadoras, além de falta de tempo. Com a tecnologia gratuita e baseada na web do Live@edu, as entidades podem agora atender às expectativas dos usuários e, por sua vez, concentrarem-se em oferecer a educação e a experiência que necessitam para aprender e crescer. As necessidades das universidades são tão distintas quanto os alunos que elas atraem, e o Live@edu oferece tudo, desde e-mail básico até aplicativos colaborativos mais sofisticados.
“A Universidade de Kagoshima adotou o Live@edu para seus 16 mil usuários dada a excelência operacional no gerenciamento de grandes quantidades de e-mails que o produto oferece e seus serviços abrangentes, como o SkyDrive,” destacou o professor Masato Masuya da Universidade de Kagoshima no Japão. “A forma como os alunos utilizam a tecnologia progride continuamente. E-mail, networking social, mensagens instantâneas e serviços de mensagens curtas são hoje parte de sua experiência digital”, apontou Guilherme Pita, gerente de marketing de Windows Live Empresas. “As universidades querem se adaptar a esta dinâmica de aprendizado eletrônico em constante evolução, e as inovações do Microsoft Live@edu ajudam-nas a estarem preparadas para esse desafio”.
Representantes de escolas do mundo todo comparecerão ao campus da Microsoft nos dias 23 e 24 de junho para participarem do Live@edu World, uma reunião onde clientes da plataforma e líderes de tecnologia discutirão como estão utilizando os aplicativos para conectarem seus alunos, membros do corpo docente, funcionários e ex-alunos para uma maior comunicação e colaboração.“Estamos muito entusiasmados em formar parcerias com educadores de todo o mundo que estão levando o poder da web para suas instituições de ensino; o Live@edu melhora ano após ano graças ao feedback destes educadores”, completa Pita.
Mais informações sobre o Microsoft Live@edu encontram-se disponíveis em http://get.liveatedu.com.


Sobre a Microsoft Online Services Group
O Online Services Group é a divisão da Microsoft responsável pelas mais avançadas tecnologias da empresa para Web, incluindo os serviços Windows Live, Live Search e o Portal de conteúdo MSN. O Windows Live é um conjunto de software e serviços de Internet que reúne, em só local, informações e interesses pessoais, com recursos de segurança e proteção para o computador, aparelhos e Web. Segundo o ranking de marcas na categoria Portais e Comunidades (que inclui aplicativos) do relatório de Abril de 2008 do Ibope/Nielsen NetRatings, o Windows Live e MSN registram 82% de alcance na Internet domiciliar brasileira. Segundo o mesmo levantamento, a home page do Portal MSN registra a maior audiência do País, com 34.5% de alcance e o serviço de alertas, disponível no portal, já conquistou mais de 300 mil assinaturas. O Windows Live Messenger lidera a categoria de mensagens instantâneas no Brasil e no Mundo, com 74,6% de penetração, atingindo 36 milhões de internautas no país. O Windows Live Search está entre os maiores serviços de busca do país e o Windows Live Hotmail é o webmail mais usado - totalizando um universo de 33.5 milhões de contas ativas. Já o Windows Live Spaces, segundo maior site de relacionamento do país, conta com 6.8 milhões de usuários no Brasil.

Fonte:S2

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma alternativa que surgiu e é interessante pelas características técnicas do armazenamento online é o Wuala. Sobre armazenamento social, postei em meu blog: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2008/09/26/armazenamento-social/. Acredito neste formato como uma inovação ao mercado de armazenamento online.
Abs, Stelleo (WWW.mercadolivre.com/mlog)