quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Chrome: Google muda termo de uso após protesto por direitos de conteúdo

São Paulo - Após protestos online por licença irrevogável e perpétua sobre conteúdo publicado pelo Chrome, Google muda Termos de Uso do navegador.

O Google mudou o contrato de uso do navegadorChrome após protesto sobre uma cláusula que supostamente transferia ao buscador direitos totais sobre conteúdo publicado pelo usuário por meio do browser.
Na versão original dos termos de uso, o artigo 11 dava ao Google "uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar" conteúdos publicados pelo usuário dentro do Chrome.

"Tudo bem, temos outra teoria da conspiração para desmontar. Após ler o Termo de Serviço do Chrome, algumas pessoas estão preocupadas que o Google está tentando tomar os direitos de tudo que você faz no Chrome", afirmou Matt Cutts, líder da divisão Antispam do Google, em seu blog.
Cutts pediu explicações para a conselheira sênior de produtos do Google, Rebecca Ward, que afirmou que o buscador estava trabalhando para remover determinada linguagem do artigo 11 dos termos.
No final desta quarta-feira (03/09), o Google oficialmente mudou o documento, abrindo o artigo com a frase "Você retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já possui sobre Conteúdo enviado, publicado ou reproduzido em ou por Serviços". Segundo Ward, o novo texto terá validade retroativa, atingindo aqueles que baixaram e já usam o navegador.

Fonte:IDG Now

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: