terça-feira, 2 de setembro de 2008

Recurso de segurança do IE é falho, dizem especialistas

Um dos interessantes recursos de segurança da nova versão beta do navegador Internet Explorer 8, da Microsoft, não funciona como deveria, segundo especialistas. De acordo com o site The Inquirer, a navegação InPrivate foi criada para excluir o histórico de navegação de um usuário e todos os dados pessoais, impedindo que estes fossem acessados por outras pessoas, algo que foi apelidado de "porn mode" ("modo pornô") por permitir esconder rastros de navegação.

As firmas holandesas WebWereId e Fox IT, especializadas em segurança, dizem todavia que a ferramenta não funciona como anunciado. "A opção de privacidade neste beta é principalmente cosmética", explicou o especialista forense Christian Prickaerts, da Fox IT, acrescentando que para alguém com conhecimentos na área seria extremamente fácil obter acesso às informações.
Isso porque mais dados são gravados no cache (uma fatia de armazenamento no navegador que agiliza futuros acessos a determinado site por meio da gravação de imagens e elementos comuns), algo que o InPrivate não foi capaz de desabilitar e que, mesmo podendo ser apagado manualmente posteriormente, seria facilmente recuperado com ferramentas especializadas.
A Microsoft se defendeu dizendo que a navegação InPrivate é usada apenas para prevenir outros usuários do mesmo computador de terem acesso ao histórico de navegação, e não para proteger a privacidade de um usuário de um especialista ou investigador forense, noticiou o site ITWorld.

Fonte:Magnet


Att

Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: