quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Conheça o Microsoft Robotics Studio

 

Os tutoriais também estão incluídos no download.

Faça o download do Microsoft Robotics Studio no seguinte link:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=57CE326B-2125-4163-A33F-ED2F69E03B56&displaylang=en

Para assim se usar os tutoriais offline.

Os tutoriais estão divididos em seis seções:

Setting Up Your Hardware

O Microsoft Robotics Studio pode ser usado com uma variedade de plataformas robóticas. De modo geral, siga as instruções para configurar o hardware e seus meios de comunicação com o PC executando Windows XP (ou Windows Vista). As informações a seguir podem ser úteis e ajudá-lo na configuração de robôs com suporte nos tutoriais presentes nesta apresentação técnica. (Este artigo também contém links para páginas em inglês.)

Tutoriais de serviço

Escrever um aplicativo usando o Microsoft Robotics Studio é uma simples questão de orquestrar entrada e saída entre uma série de serviços. Os serviços representam a interface com o software ou o hardware e lhe permitem fazer a comunicação entre os processos que executam funções específicas.

Se você for um iniciante em Microsoft Robotics Studio, recomendamos expressamente que comece pelos tutoriais para criar uma base sólida sobre a qual você fará seus progressos com o Robotics Studio.

Tutorial do Robotics 1 – Acessando um serviço

Compreender como usar os serviços é essencial para o modelo de programação do Microsoft Robotics Studio. Este tutorial fornece as primeiras noções sobre como acessar um serviço para um sensor simples.

Tutorial do Robotics 2 – Coordenando serviços

Esse tutorial se baseia no tutorial anterior e mostra como usar a entrada proveniente de um sensor simples para controlar um serviço motor.

  • VB.Net usando DssEnvironment como invólucro estático para o tempo de execução de DSS

  • C#

  • Python

Tutorial do Robotics 3 – Usando serviços abstratos reutilizáveis

Esse tutorial descreve um serviço de unidade e contato genérico que pode ser aplicado em uma variedade de plataformas de hardware e contém um serviço "peregrino" simples.

  • C++

Tutorial do Robotics 4 – Unidade por transferência

Esse tutorial aborda como criar uma aplicativo simples para usar uma interface do usuário Windows convencional para controlar um serviço de unidade motora.

  • VB.Net usando DssEnvironment como invólucro estático para o tempo de execução de DSS

  • C++

  • JScript

Tutorial do Robotics 5 – Usando serviços avançados

Esse tutorial fornece um serviço mais avançado que permite a navegação autônoma por meio de um robô baseado em PC e um localizador de intervalo a laser. Mesmo que você não tenha este hardware, experimente este tutorial usando os serviços de simulação do Microsoft Robotics Studio.

Tutorial do Robotics 6 – Robôs em conexão remota

Esse tutorial fornece uma visão geral sobre como controlar seu robô conectado remotamente ao Microsoft Robotics Studio a partir de um PC.

Tutoriais da simulação

Uma parte importante das ofertas do Microsoft Robotics Studio é o tempo de execução de simulação. Nós criamos o tempo de execução de simulação de modo que pudesse ser usado em uma variedade de cenários avançados com altas demandas de fidelidade, visualização e escalonamento. Não obstante, um usuário iniciante pode usar a simulação mesmo com pouca ou nenhuma experiência com código e desenvolver aplicativos interessantes em um ambiente similar ao de um jogo. Saiba como, aqui.

Esta página fornece uma visão geral do tempo de execução de simulação do Microsoft Robotics Studio, de seu design e de alguns de seus recursos. Os tutoriais da simulação exigem uma placa gráfica compatível.

Esse tutorial fornece informações sobre como iniciar o tempo de execução de simulação e como adicionar entidades ao mundo da simulação a partir de um código de programação.

Esse tutorial aborda como criar novas entidades e conectá-las aos serviços de simulação correspondentes.

Esse tutorial ensina como adicionar entidades ao mundo da simulação usando um documento XML, em vez de código de programação. Esse tutorial não requer código, apenas um editor de texto.

Esse tutorial ensina como criar articulações de seis graus de liberdade e integrá-las a formas capsulares simples para criar braços articulados e motorizados. Consulte também a seção "Braços articulados e cinemática inversa" no diretório de exemplos de sua pasta de instalação.

Esse tutorial ensina a criar entidades geométricas simples a partir de sua representação física, a controlar sua aparência e a usá-las para criar entidades mais complexas. Além disso, você aprenderá a usar entidades ambientais, como abóbada celeste, luzes e terreno.

Tutoriais do Visual Programming Language

O VPL (Microsoft Visual Programming Language) é um ambiente de desenvolvimento de aplicativos criado em um modelo de programação baseado em fluxo de dados gráficos, em vez do fluxo de controle normalmente encontrado na programação convencional. Em lugar de séries de comandos imperativos executados seqüencialmente, um programa de fluxo de dados se assemelha mais a uma série de trabalhadores em uma linha de montagem, que executam as tarefas que lhes foram atribuídas à medida que o material vai chegando. Por conseqüência, o VPL é bastante adequado para programar uma variedade de cenários de processamento simultâneo ou distribuído.

Ele se destina a programadores iniciantes que têm noções básicas sobre conceitos como variáveis e lógica. No entanto, o VPL não se limita aos iniciantes. A natureza combinatória da linguagem de programação pode ser atraente a programadores mais avançados por sua rapidez em protótipo ou desenvolvimento de código. Além disso, embora sua caixa de ferramentas tenha sido personalizada para o desenvolvimento de aplicativos robóticos, a arquitetura subjacente não se limita a programar robôs e pode ser aplicada a outros aplicativos. Por conseqüência, o VPL pode ser atraente a um público amplo de usuários, dentre os quais estudantes, entusiastas/diletantes e, possivelmente, desenvolvedores Web e programadores profissionais.

Há mais documentações sobre VPL no download 1.0, mas os tutoriais a seguir podem ajudá-lo a começar.

  • VPL Tutorial 1 - Hello World

    Esse tutorial ensina a tarefa introdutória clássica de criar um programa que exibe as palavras Alô, mundo! na tela.

Exemplos adicionais

Aqui, você encontra uma série de exemplos interessantes que demonstram como usar o Microsoft Robotics Studio com diversas tecnologias, desde conversão de texto em fala até GPS e outros itens interessantes.

GPS

Demonstra como usar o receptor Microsoft GPS-360 para obter a localização atual e conectar à Terra Virtual para colocar as coordenadas do GPS em um mapa geográfico.

Tecnologias de fala

Mostra como escrever um serviço que interage com a API do Microsoft Speech (SAPI).

Dispositivos de entrada

Estes exemplos ilustram como conectar a uma variedade de dispositivos de entrada, como uma Webcam.

Motores NTX da LEGO

Este exemplo ilustra como implementar e executar uma configuração de três motores com seu LEGO Mindstorms NXT.

 

Para se encontrar os tutoriais que estão expostos no post e os exemplos extras acessar o seguinte link

 

htttp:/www.microsoft.com/robotics

 

Att

 

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: