terça-feira, 13 de maio de 2008

Ética em TI


Por Julio Pietroluongo

Para o meu primeiro post aqui no INFOWD, vou falar um pouco de ética, focando a área de consultoria de informática, que é o mundo que eu conheço.
Tenho visto no mercado uma vertente de "profissionais", que visam somente o lucro e tentam se aproveitar do mercado em extrema expansão, para ganharem dinheiro fácil.
Essas pessoas vão às consultorias alegando saber alguma coisa que valha dinheiro, sem ter realmente esse conhecimento. Como não há um processo seletivo decente em quase nenhuma consultoria, essas pessoas são contratadas e enviadas aos clientes, que geralmente constatam que o profissional não é capacitado para atender as necessidades deles. A consultoria então retira o profissional do cliente (às vezes também do seu quadro de funcionários) e parte para o mercado para buscar outro. Mas quem perde com isto? O "consultor"? As consultorias? Em parte, porque perdem a credibilidade do cliente, mas quem realmente perde no fim das contas são os clientes, que acabam pagando essas consultorias desorganizadas e levando "gato por lebre". O consultor pode até ser mandado embora, mas nesse mercado, como todos sabemos, há muito mais vagas do que profissionais disponíveis e no fim das contas, essas pessoas vão "pingando" de empresa em empresa, até se assentarem em empresas ruins que não se importam de ter péssimos consultores em seu quadro, mas isso aí já é assunto pra outro post sobre ética...

Nenhum comentário: