quarta-feira, 14 de maio de 2008

Supercomputador formado por chips de celulares

Hoje em dia os celulares estão ficando cada vez mais poderosos em questão de processamento, e agora pesquisadores dos Laboratórios Berkeley, dizem serem capaz de montar um supercomputador usando cerca de 20 milhões de chips de celular.

O esperado desses supercomputadores será elaborar modelos climáticos com precisão de 1 quilômetro. Um modelo de nuvens com resolução de 1 quilômetro irá dar detalhes que nenhum modelo de previsão do tempo atual possui, para montar um supercomputador (Sem Chips de Celulares) capaz disso, iria custar cerca US$1 bilhão, e alem disso consumiria 200 megawatts nada mais e nada menos que o mesmo uma cidade de 100 mil habitantes.

A saída que eles encontraram foi montar supercomputadores usando microprocessadores embarcados, chips utilizados em telefones celulares, PDAs e inúmeros outros aparelhos portáteis, acredita-se que para a construção desse supercomputador será gasto por volta de R$ 75 milhões, e ele consumira apenas 4 megawatts que é 50 vezes menor que o consumo espera em um computador usando microprocessadores tradicionais.

"O que nós demonstramos é que na computação em exaescala [1018 operações de ponto flutuante por segundo], faz mais sentido focar em máquinas com design para aplicações específicas," explica o pesquisador Michael Wehner. "Será impraticável, em termos de custos e consumo de energia, construir máquinas de uso geral como os supercomputadores de hoje.".

Saiba Mais

Nenhum comentário: