terça-feira, 27 de maio de 2008

Operadora revela monitoração ilegal de telefonemas

Oi Pessoal


Uma empresa alemã de telefonia anunciou ter descoberto monitoração ilegal de telefonemas durante uma investigação de alegações de que executivos do grupo haviam espionado membros dissidentes de seu conselho.
A Deutsche Telekom informou aos promotores públicos estaduais sobre sua descoberta de monitoração de telefonemas, que teria ocorrido em 2005.
Mais
informações sobre os chamados, tais como duração, horário e as partes envolvidas, foram obtidas, alega a empresa, mas não tinham acontecido gravações das conversas, ao contrário do que alega uma revista alemã.
A reportagem da revista Der Spiegel informa que as conversas foram monitoradas para espionar membros do conselho suspeitos de divulgar informações a jornalistas.
"Estou completamente chocado com as acusações", disse o presidente-executivo Rene Obermann, depois que a reportagem revelou que a empresa teria supostamente contratado um especialista de Berlim para conduzir a operação de espionagem.
"Envolvemos as autoridades e as apoiaremos em seus esforços para conduzir uma completa investigação", ele disse.
A monitoração de telefonemas ocorreu quando a empresa era presidida por Kai Uwe Ricke. O então presidente do conselho do grupo, Klaus Zumwinkel, se afastou do posto recentemente depois de se envolver em um caso de sonegação de impostos.
A reportagem da Der Spiegel afirma que os dois alegaram nada saber sobre a monitoração de telefonemas, que segundo a empresa aconteceu em projetos com os codinomes Clipper e Rheingold.
A revista informa que a consultoria contratada havia vasculhado os registros de "centenas de milhares" de telefonemas em linhas fixas e móveis a fim de identificar contatos entre dirigentes da empresa e jornalistas.
Um porta-voz de Zumwinkel disse a jornalistas que, caso essa monitoração de telefonemas tenha de fato acontecido, foi realizada sem a aprovação dele.
Ricke declarou: "eu jamais assinei qualquer
contrato ilegal e certamente em momento algum ordenei espionagem com base em registros telefônicos".
Ele confirmou, porém, que o comando da empresa discutiu diversas vezes o vazamento de informações à imprensa e decidiu "fazer alguma coisa concreta a respeito".
Fonte:Reuters



Att


Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: