terça-feira, 27 de maio de 2008

'Liberdade na web é ameaçada' por processo

Oi Pessoal

O Viacom, grupo americano do setor de entretenimento, anunciou que vai processar o site de compartilhamento de vídeos YouTube. A acusação é de que o site não esteja fazendo nenhum esforço para retirar material não autorizado que é colocado online pelos usuários. O Google, proprietário do YouTube, declarou que o processo de US$ 1 bilhão é uma ameaça à liberdade na Internet.
» MIT cataloga clipes removidos da web » Atores e estúdios de Hollywood travam guerra por vídeos online» China publica "lista negra" de sites de vídeos» Fórum: opine sobre o processo
O grupo Viacom alegou ter encontrado 150 mil vídeos não autorizados no YouTube. A defesa do Google disse que age de acordo com a lei de Direitos de Autor do Milênio, estabelecida em 1998, e acrescentou que a ação é contra a troca legítima de informação na web.
Desenhos animados como Bob Esponja e South Park fazem parte dos argumentos do grupo Viacom, que acusa o site de compartilhamento de permitir sua exibição dezenas de milhares de vezes, sem autorização dos proprietários dos direitos autorais.
O processo contra o YouTube foi aberto em 2007 e sofreu modificações em abril de 2008. O grupo Viacom explicou que está defendendo os interesses de todos que têm direitos autorais, e que a pirataria não pode ser tolerada. Segundo o presidente do grupo, Sumner Redstone, o YouTube estaria "roubando" seus produtos.

Nenhum comentário: