terça-feira, 8 de abril de 2008

Backup online da HP!!



O novo serviço, chamado de HP Upline, acaba de estrear com espaço ilimitado para fazer o backup doméstico e dos pequenos escritórios. No estilo web 2.0: com recursos de compartilhamento e publicação na web.

Para quem quiser testar o HP Upline, há uma opção free, com armazenamento de um 1GB por um ano e registro bem descomplicado – bastam e-mail e senha. A interface é simples, o visual é bonito e a velocidade é muito razoável.

É possível incluir várias máquinas no serviço, cada uma com seu próprio nome, escolher as pastas a armezenar, o intervalo do backup ( de 5 minutos a 24 horas) ou a alternativa manual. Dá para usar proxy. As opções de share vão de um dia a seis meses. Ponto alto: todos os arquivos podem ser acessados remotamente, onde quer que seja.

A principal vantagem do HP Upline em relação a outros serviços de backup online já existentes há tempos, criados por pequenas empresas, é o sobrenome HP. Você sabe que a empresa não vai desaparecer de uma hora para outra, tragada pela mortalidade natural dos pequenos negócios. Junto com ela, os seus arquivos.

O HP Upline, por enquanto só na versão em inglês, tem três tipos de pacotes. O individual sai a 59 dólares por ano, com suporte básico. O família, para três usuários, fica em 149 dólares, também com suporte básico. O pacote profissional, com suporte mais completo, chega a 299 dólares para três usuários, e tem possibilidade de escalar até 100.

Limitações: o serviço só funciona em Windows (2000, XP e Vista), e ainda não tem backup de e-mail (prometido para breve). O preço, numa época em que a web surfa em serviços grátis de ótima qualidade, talvez não seja dos mais convincentes. Cobrar, hoje em dia, talvez não seja convincente. Mas para quem preza conveniência em primeiro lugar, pode não ser um obstáculo.


Nenhum comentário: