quinta-feira, 31 de julho de 2008

Universidade cria GPS para ser usado na Lua

A Nasa, agência espacial norte-americana, destinou US$ 1,2 milhão a uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ohio para que desenvolva, durante os próximos três anos, um sistema de navegação que servirá como uma espécie de GPS para os astronautas na Lua.

821789-4320-cp

Quando a Nasa voltar à Lua - e o objetivo da agência espacial é fazê-lo até 2020 - os astronautas não poderão utilizar um sistema de posicionamento global para encontrar seu caminho, já que a Lua não tem satélites que enviem sinais GPS. Por isso, o novo sistema para a Lua dependerá dos sinais de um conjunto de sensores, entre eles faróis lunares, câmeras e imagens orbitais, explicou o líder da equipe Rongxing Li.

(com Terra Colômbia e agências internacionais) Li trabalha atualmente com softwares para as sondas Spirit e Opportunity, com as quais a Nasa corre a superfície de Marte. Os pesquisadores têm aprendido muito de navegação a partir da exploração do planeta vermelho. A nova tecnologia - sensores, sistemas de navegação por inércia, processadores de computador e processadores de imagens - tornarão a próxima viagem à Lua mais fácil para os astronautas.

Li explicou como funcionará o sistema: as imagens captadas pelo orbitador serão combinadas com imagens da superfície para criar mapas do terreno lunar; os sensores de movimento nos veículos lunares e nos próprios astronautas permitirão que os computadores calculem suas coordenadas.

Os sinais dos faróis, o veículo de alunissagem e as estações-base proporcionarão aos astronautas uma imagem de seus arredores similar às que vêem os motoristas quando usam um GPS na Terra.

Os pesquisadores estão chamando o sistema de Lasois, a sigla em inglês para Sistema Lunar de Informação e Orientação Espacial para Astronautas.

Cientistas da Nasa e fabricantes passaram as duas últimas semanas num campo em Moses Lake, em Washington, testando alguns dos veículos e robôs que serão usados quando os humanos retornarem à Lua, informa a agência Associated Press.

Fonte:Redação Terra

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Lider do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: