quarta-feira, 16 de julho de 2008

Contratações à vista

pag80

SÃO PAULO - Descubra o profissional que as grandes empresas de TI estão procurando em 2008.

Na IBM devem ser 800; na CPM Braxis, 3 500; na T-Systems, 500; e na Unisys, 300. Essas são apenas algumas das vagas abertas pelas empresas de TI para 2008. Somando as previsões de dez grandes companhias procuradas pela INFO, pelo menos 5 575 novas colocações estarão disponíveis no Brasil este ano. O país é hoje o maior contratador da área de TI dentro da América Latina. Segundo uma pesquisa da IDC, são 892 mil trabalhadores, o equivalente a 47% de todas as vagas existentes nos países latino-americanos. Até 2010 esse número deve ganhar o acréscimo de 630 mil postos de trabalho.

Não é apenas nas previsões dos institutos de pesquisa que o Brasil está bem cotado. Muitas multinacionais têm planos ambiciosos para o mercado nacional. É o caso do Google. O próprio CEO da empresa, Eric Schmidt, afirmou, durante uma visita ao Brasil, que somos um mercado estratégico, que cresce num ritmo mais acelerado que o de outros países. Para responder a esse ritmo, a empresa aumentou de 20 para 200 o número de funcionários por aqui no ano passado.

A temporada de caça aos talentos está aberta também na Datasul. “Temos feito contratações em massa para todas as áreas de tecnologia no mercado brasileiro”, diz Giovanni Coradin, diretor de RH da empresa. Mas que tipo de profissional as empresas estão procurando? Muitas oportunidades estão aparecendo para o outsourcing de TI. Business Process Outsourcing (BPO), Information Technology Outsourcing (ITO) e Technology Support and Maintenance (TSM) estão em alta. “Estimamos muitas contratações em outsourcing de serviços de TI e prestação de serviços off-shore”, afirma Luciene Sant’Ana, gerente de recursos humanos da Unisys.

Outra empresa que é adepta da onda da terceirização é a Xerox. “Teremos uma grande demanda por analistas de pré-vendas, gerentes de soluções e de canais. As oportunidades são para quem tem cinco anos de experiência”, diz Hilmar Pereira, diretor de operações e desenvolvimento da Xerox.

Vagas para os novatos

A turma que está começando — e que mira nas vagas de trainees e estagiários — não fica de fora. “O mercado de TI traz oportunidades tanto para quem tem nível superior quanto para quem está na graduação”, diz Luciana Farisco, gerente de talentos da IBM, empresa que prevê a maioria das contratações em exportação de serviços, suporte a mainframe e aplicações de VoIP e wireless.

Outra boa notícia, principalmente para quem tem pouca experiência, é que as empresas prevêem a necessidade de treinamento após o registro em carteira. Na T-Systems, subsidiária da alemã Deutsche Telecom, há a intenção de contratar 500 pessoas, entre elas 120 estagiários. Para todos eles há um programa chamado de Generation Next. “Oferecemos desde informações técnicas até dicas sobre como atender bem ao cliente”, diz André Vieira, diretor de recursos humanos da T-Systems. A CPM Braxis é outro exemplo. Lá, nem a formação na área de TI é indispensável. “Admitimos até especialistas de outras áreas, mas que tenham aptidão e vontade de serem treinados para novas aplicações”, diz Alexandre Ullmann, gerente de recursos humanos da empresa. Em 2008 a CPM Braxis deve aumentar o seu atual quadro de 5 mil funcionários em aproximadamente 3 500. Desse total, 90%, ou seja, 3 200, são ligadas a tecnologia.

O conhecimento de ERP é outra habilidade que pode carimbar o passaporte para uma nova vaga de trabalho. Na Totvs, a previsão é admitir pelo menos 180 pessoas este ano. Na SAP serão 30 consultores internos, o que representa um crescimento de 20% sobre o quadro de funcionários em 2007. Além de conhecimento técnico, a visão geral do negócio é bem-vinda no profissional procurado pelas empresas de TI. “Buscamos quem tem capacidade em gestão de pessoas e que saiba influenciar e incentivar suas equipes”, diz Ricardo Alexandre Rodrigues, diretor de recursos humanos da Lexmark.


Fonte:Info

Att

Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Lider do grupo CHANNEL TI



Nenhum comentário: