quinta-feira, 24 de julho de 2008

Google lança Knol, concorrente da Wikipedia

O Google anunciou hoje o lançamento do Knol, um serviço concorrente da enciclopédia virtual Wikipedia, onde os usuários poderão escrever artigos sobre diferentes temas, mas desta vez, assinados.

O Knol permitirá ainda aos autores ficar com parte do lucro dos artigos publicados na página, o que o Google espera que incentive os internautas a participar.

O serviço, limitado até agora a um pequeno grupo de usuários convidados, foi aberto hoje ao grande público com centenas de artigos sobre temas tão variados quanto obstrução -publicado por um professor da universidade de San Francisco- ou a melhor forma de instalar uma torneira.

O Google espera aumentar, em breve, este número e se aproximar da Wikipedia, que começou a funcionar há sete anos e hoje conta com mais de 6 milhões de artigos em vários idiomas.

Cedric Dupont, gerente de produto encarregado do Knol, disse que a maioria do serviço está disponível só em inglês, mas acrescentou que o Google espera que todo o conteúdo apareça em outros idiomas em pouco tempo.

O princípio chave do Knol é a autoria, acrescentou Dupont em comunicado do Google, já que todos os artigos - ou "knols" como o site de busca os chama- terão um ou vários autores que apoiarão seu conteúdo.

A grande diferença com a Wikipedia é que os demais usuários não poderão editar os artigos, mas poderão comentar ou criticar, assim como fazer contribuições, as quais o autor poderá incorporar se desejar.

Fonte:EFE

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Lider do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: