terça-feira, 29 de julho de 2008

Richard Stallman diz que influência malévola de Bill Gates persiste

Londres - Importante figura do software livre, Stallman critica o legado de Gates e classifica Microsoft como pior exemplo de modelo de negócio.

Uma das figuras mais importantes do mundo código aberto, Richard Stallman disse que não foi enganado pela aposentadoria de Bill Gates. O fundador pode ter saído, mas sua influência “malévola” permanece, disse ele em um artigo para a BBC.
Em um ataque à Microsoft , Bill Gates e outros “comparsas” do software proprietário – incluindo a Apple e a Adobe -, o criador do GNU Linux repetiu argumentos que já usou muitas vezes, mas dessa vez em um momento notório da história da Microsoft.
Resumidamente, ele diz que a Microsoft é o pior exemplo de um modelo de negócios que amarra as pessoas a um uso restritivo, moralmente injusto e caro do computador.
Em sua visão, a Microsoft consagrou o comportamento anticompetitivo, investiu em tecnologias para restringir o comportamento dos usuários de computadores sem razão e deliberadamente vetou a compatibilidade com softwares não-Microsoft.
Stallman criticou ainda a aceitação do padrão de documento Office Open XML pela ISO neste ano e atacou até mesmo a Fundação Bill & Melinda Gates, organização filantrópica que receberá a atenção integral de Gates.
“Gates pode ter partido, mas os muros e grades do software proprietário que ele ajudou a criar permanecem, por enquanto. Destruí-los depende de nós”, ele concluiu.

Fonte:IDG Now

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Lider do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: