segunda-feira, 16 de junho de 2008

Parte II

Oi Pessoal



Continuação


A falta de capacidade em aprofundar-se em qualquer tema que lhes é apresentado é refletida na baixa adesão à leitura da bibliografia apresentada. Em resumo, quem consegue ficar tanto tempo dedicado a um único conteúdo, enquanto é bombardeado constantemente por outros diversos?

Os livros são efetivamente usados pelos estudantes que querem, rapidamente, tornarem-se especialistas num determinado tema, usualmente porque está relacionado ao direcional de sua carreira ou a um forte interesse pessoal. Do contrário, não é relevante, click no cérebro e na atenção dispensada.

O aprendizado, desta forma, se dá bastante pela vivência e pela forte capacidade que tem de criar links entre as idéias, novas associações que normalmente envolvem vários assuntos diversos simultaneamente; por este motivo, uma disciplina não pode viver isolada de todas as demais ligadas à área de especialização, bem como a todo o mundo.

Minha disciplina - Comunicação Digital - tem relação e impacto direto em Planejamento, Mídia, CRM, e também pode influenciar Finanças, RH, Gestão de vendas bem como Teologia, Evolução das espécies e Economia doméstica. Nada mais vive isolado em diferentes tubos de laboratório. Toda informação irá impactar necessariamente uma área de conhecimento diversa e essa correlação é bastante clara para os graduandos.

A transmissão de conhecimento, portanto, será feita à medida que os alunos sentem-se desafiados a realizar coisas, a fazer o que lhes está sendo ensinado, sem que isto tenha um peso avaliativo. Quer dizer, fazer também trabalhos em sala “sem valer pra nota”, onde a execução é monitorada e continuamente revista, a fim de que aprendam fazendo.

Claro que a digitalização do conhecimento também trouxe um grande vilão para o desenvolvimento intelectual, a famosa combinação Control+C, Control+V, assunto para um próximo texto.

Finalizando, a idéia de aprender por experimentação não é (nada) nova; o que é relativamente novidade é o fator que catalisou esta prática. Como dizia o supra-citado vídeo da Kansas State University sobre a visão dos estudantes hoje:

“Se estas paredes pudessem falar, o que elas diriam? Se os estudantes aprendem o que fazem, o que eles estão fazendo sentados aqui?”.




Att


Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: