sexta-feira, 27 de junho de 2008

Bill Gates revelado: o que você não sabe sobre o homem da Microsoft

Editor da InformationWeek EUA John Foley conta os bastidores de suas entrevistas com o co-fundador da Microsoft
Ocasionalmente, eu tive a oportunidade de conversar com Bill Gates ao longo de alguns anos e sempre há momentos nos quais inesperados fatos acontecem. Ele foi honesto, algumas vezes, ambíguo, mas um "bom garoto". Confira algumas anedotas sobre ele:
Especial:
- Bill Gates está se aposentando cinco anos antes do que havia planejado: é um fato obscuro, mas verdadeiro. Em agosto de 2003, no discurso de abertura do Detroit Economic Club, Gates disse que sua carreira na indústria de software ainda tinha "um pouco mais de dez anos". A conta é simples: isto aconteceria em 2013. Contudo, três anos após este discurso, ele surpreendeu o mundo dos negócios com o anúncio de sua aposentadoria em 2008, cinco anos antes do indicado. O repórter do New York Times John Markoff notou a discrepância e questionou Gates sobre isto na conferência Markoff. Mas o co-fundador da Microsoft respondeu que não se lembrava do que havia dito anteriormente.
- Bill Gates e Scott McNealy não são arqui-rivais: em janeiro de 1996, eu estava no campus da Sun para um dia de entrevistas. Era o ápice da rivalidade entre Sun e Microsoft e da especulação sobre uma possível compra da Apple pela Sun. Entretanto, McNealy estava relaxado, comendo um iogurte frozen durante a nossa entrevista. Seu primeiro filho, Maverick, havia nascido poucos meses antes, e McNealy estava muito feliz, tanto que me levou para um canto de sua sala para me mostrar algo: era uma nota escrita a mão de Bill Gates o felicitando pela chegada do garoto.
- Bill Gates se esquivou de apenas uma pergunta: em 2003, os departamentos de TI gastavam horas arrumando buggy nos PCs Windows. Um CIO que eu conheço fez a soma dos valores que gastava com isto e disse que ia cobrar o trabalho da Microsoft. Então, eu perguntei a Gates se outros clientes estavam pedindo o reembolso também. "Isto é algo que você tem conversado com os clientes para de alguma forma se responsabilizar financeiramente pelo trabalho que eles estão tendo?", perguntei. Depois de uma longa pausa, Gates respondeu: "Nós estamos focados em fazer o melhor para evitar este tipo de problema". aquela foi a primeira vez que ele "tirou o corpo fora" de uma pergunta durante uma de nossa entrevistas.
- Bill Gates tem uma calculadora dentro de sua cabeça: OK, não é bem uma revelação, mas eu vi isso em ação quando Gates me introduziu na evolução da computação. A ocasião foi o lançamento do Windows 64-bit, e Gates estava me contando sobre os avanços no desenho de processadores ao longo dos anos. Ele começou com a premissa de que a indústria de TI estava devorando cerca de 1 bit de espaço de memória por ano, resultando em uma necessidade de cada vez mais capacidade. Durante a entrevista, Gates chegou à conclusão de que a indústria estava consumindo quase o dobro de espaço de memória do que no passado.
- Bill Gates, certa vez, atribuiu a seu próprio software a nota mais baixa: certa vez, Gates deu a seu próprio software a pior avaliação possível. Em maio de 2002, apenas algumas semanas depois de seu famoso memorando Trustworthy Computing, eu e meu colega Chris Murphy entrevistamos Gates por mais de uma hora em Nova York. Eu mencionei a duração da conversa para ressaltar que ele pode ser generoso com seu tempo. Geralmente são os assessores de imprensa que cortam uma entrevista ou tentam manter a discussão "sem desviar do tema". O próprio Gates tende a ser livre. Quase no final da entrevista, pedimos para que ele desse uma nota para a qualidade do software da Microsoft, em uma escala de um a dez, em que um era insatisfatório, e dez alta satisfação. Sua resposta: "É tão bom quanto as pessoas querem? Um."
Bill Gates bebe em dose dupla: a cena foi um jantar para convidados com cerca de 15 jornalistas, em Las Vegas, há alguns anos. Jeff Raikes era o executivo da Microsoft que estava em minha mesa, e Gates estava no grupo ao lado. Depois do jantar, eles começaram a trocar de mesas, para passar pelo menos um tempinho com todos os presentes. Foram servidos vinhos branco e tinto com a comida, e Gates carregava uma taça de cada consigo. Beber dois drinks ao mesmo tempo pode ser politicamente incorreto em alguns círculos sociais, mas não neste nem nesta ocasião. O Windows Longhorn estava em duro desenvolvimento. Todos nós entendemos.


Fonte:Information Week


Att


Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: