terça-feira, 24 de junho de 2008

Momentos da carreira de Bill Gates - I

Por mais de 30 anos ele esteve de alguma forma entre nós, em casa ou no trabalho, como uma estranha mistura entre o personagem do filme Napoleon Dynamite (personagem vivido por Jon Heder em filme homônimo de 2004) e Vlad, o Empalador - o conde Drácula.
Nerd, ainda que implacável; brilhante, ainda que atrapalhado pelos pontos cegos das falhas de sua empresa, Bill Gates deixa uma marca indelével em tudo o que é digital.
No próximo dia 27 de junho, ele irá deixar suas tarefas do dia-a-dia na Microsoft para se dedicar a atividades filantrópicas.
Aproveitamos a oportunidade para enumerar, aqui, dez dos momentos mais memoráveis da trajetória profissional de Gates,. Para cada um deles, apresentamos uma sugestão de uma segunda carreira que ele poderia adotar, caso decidisse seguir o caminho sugerido por cada um dos fatos.
1. O Windows 95 é lançado (24 de agosto de 1995)Provavelmente nós nunca mais vejamos um outro evento como aquele que apresentou o Windows 95 ao mundo. Nem mesmo a pompa e circunstâncias que envolveram a chegada do iPhone servem de parâmetro.
Os milhões de dólares que a Microsoft pagou pelos direitos do hit dos Rolling Stones “Start Me Up” foi apenas o começo dos estimados 300 milhões de dólares gastos em marketing neste lançamento.
Dentre outros excessos, o edifício Empire State foi banhado nas cores da Microsoft, e alguns campos na Inglaterra foram pintados com o logo do Windows 95 de forma que fosse visível em uma tomada aérea.

2. Invente, venda e caia fora (January 1975)Foi uma foto publicada na capa da revista Popular Electronics sobre o Altair 8800 o início de tudo. Depois de o colega de classe em Harvard Paul Allen mostrar a Gates o artigo, Gates resolveu procurar o presidente da MITS, Ed Roberts, para convencê-lo de que eles dois haviam criado o programa BASIC para o Altair 8800. Detalhe: nenhum deles havia escrito uma linha de código sequer até aquele momento.
Com o interesse de Roberts pela idéia, eles tiveram oito semanas de trabalho árduo para criar o programa.
Mais tarde, ainda nesse ano, Gates deixou Harvard e se mudou para Albuquerque, onde foi trabalhar para Roberts, escrevendo programas por 10 dólares a hora. No fim das contas, ele ganhou dinheiro suficiente com os royalties de seu BASIC para comprar um Porsche 911 – com o qual foi detido diversas vezes por excesso de velocidade e dirigir sem carteira de habilitação.

3. Bill depõe na causa judicial antitruste (27 de agosto de 1998)O Windows sempre teve problemas com gerenciamento de memória; evidentemente, Gates também. Pelo menos foi o que pareceu quando o depoimento filmado do CEO no inquérito antitruste contra a Microsoft chegou à web.
A reputação de Bill Gates de ser dono de uma mente brilhante e detalhista sofreu um belo abalo quando ele recheou seu depoimento com “Eu não me recordo” (6 vezes), “Eu não me lembro” (14 vezes) e “Eu não sei” (22 vezes). Gates ficou se preocupando com o significado de palavras como “interesse” e “concorrer”, deixando o promotor público que representava o governo dos EUA no círculo vicioso de uma dança semântica.
Trechos do vídeo de Bill Gates causaram risos no juiz Thomas Penfield Jackson. Mas Gates riria por último quando a Corte Americana de Apelação invalidaria o julgamento de Jackson contra a Microsoft três anos mais tarde

4. Bill Gates: Modelo no encarte da PC WorldSim, estamos falando sobre este Bill Gates. Não, ele não posou pelado, graças a Deus. Ele estava vestindo um terno azul escuro, uma camisa de alfazema e uma gravada listrada, ao invés do suéter granulado de costume.
E nós somos os únicos culpados por isso, pois Gates apareceu na capa da edição de julho de 1987 da PC World (EUA), que trazia uma entrevista com o magnata dos softwares, então com 32 anos de idade.
Era o primeiro pôster que a revista publicou e (quase certamente) o último. Éramos todos jovens e um tanto quanto tolos naquela época.

5. Nasce um ‘zilionário’ (13 de março de 1986)Quando a Microsoft abriu seu capital, Gates se tornou um megamilionário no mesmo instante (na verdade, 234 milhões de dólares mais rico, baseando-se no preço inicial das ações).
Mas foi só em 17 de julho de 1995 que a revista Forbes o nomeou o bípede sem penas mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 13 bilhões de dólares.
De lá pra cá sua riqueza só fez crescer. No auge da loucura das pontocom, Gates já tiinha algo com 100 bilhões de dólares.
Talvez seja por conta disso que as pessoas acreditem com tanta facilidade que ele poderia pagar mil dólares pelo simples fato de você responder a um e-mail (uma das mais clásssicas Logo, não há surpresas em como as pessoas acreditaram tão facilmente no rumor de que ele pagaria a você 1000 dólares apenas por responder a um e-mail (um clássico hoax da internet).
Mas em vez de poupar todo seu dinheiro, Gates abriu a Fundação William H. Gates III (que seria rebatizada de Bill and Melina Gates Foundation).
Após o estouro da bolha, o preço das ações da Microsoft despencou (assim como todos os outros fundos ligados a tecnologia), reduzindo seu saldo bancário.
Agora com uma fortuna pessoal calculada em US$ 58 bilhões, Gates aparece em terceiro lugar, atrás do empresário mexicano das telecomunicações Carlos Slim Helu, e do colega de Gates em partidas de bridge, Warren Buffet.


Continua no próximo post


Fonte:Exame


Att


Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: