quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tudo na Internet será de graça, diz Chris Anderson

Impulsionado pelas tecnologias relacionadas à Internet, um novo modelo econômico vem crescendo ao longo da última década e definindo o futuro dos negócios. Um mercado caracterizado pela gratuidade dos produtos é a base da tese defendida por Chris Anderson, editor da revista Wired e autor do best-seller A cauda longa, que esteve em Porto Alegre para falar no IV Fórum de Internet Corporativa.

"Zero é o novo modelo econômico", disse Anderson durante a palestra. "Tudo o que estiver online, mais cedo ou mais tarde, será de graça". Ele usa como exemplo o conteúdo gratuito de jornais online - que costumavam ser pagos -, a enorme ou até infinita capacidade de armazenamento oferecida sem custo algum em serviços de webmail, ou ainda a música distribuída por bandas pela Internet.

Gratuito, porém, não significa que não haja custos. "É gratuito porque alguém paga por isso", explica Anderson, comparando o modelo a transmissões de rádio ou televisão, em que a publicidade assume os custos em troca da atenção da audiência.

O modelo econômico "gratuito" é dividido por Anderson em duas tendências. Na primeira, o produto é oferecido de graça, mas leva o consumidor a comprar outro do mesmo fabricante. A companhia aérea irlandesa Ryanair é um exemplo usado por ele. As passagens chegam a custar US$ 20 (cerca de R$ 40), mas a companhia cobre o custo da viagem cobrando pela bagagem despachada, pelas refeições que são vendidas durante o vôo, etc.

A segunda tendência se baseia no fato de que o preço de qualquer coisa relacionada a redes digitais diminui muito rapidamente. Um transistor, exemplifica Anderson, custava dezenas de dólares na década de 1960, e hoje chega a custar 0,000001 centavos de dólar.

"Estamos entrando em uma era em que o gratuito será a regra, e não uma anomalia", escreveu o autor na edição de março da revista Wired.

Essa discussão será explorada em Free, próximo livro de Chris Anderson, com lançamento no mercado americano previsto para junho de 2009.

Chris Anderson veio a Porto Alegre como o grande destaque, ao lado de outros sete palestrantes, do IV Fórum de Internet Corporativa, realizado pela AGADi (Associação Gaúcha das Agências Digitais), e falou para cerca de 300 pessoas.

Fonte:Redação Terra

Att

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: