Especialistas em segurança de computadores estão acusando o Google de colocar seus usuários em risco ao permitir que suas páginas pessoais sejam personalizadas com aplicativos que podem ser armadilhas.
O serviço iGoogle permite criar uma página inicial pessoal, à qual os usuários podem adicionar "gadgets" - miniaplicativos interativos como lista de notícias, calendário ou conversores de moeda. Alguns gadgets são criados pelo Google, mas usuários também podem criar os seus e disponibilizá-los para outros.
A preocupação é que aplicativos maliciosos possam ser submetidos e instalados por usuários em suas páginas, podendo rastrear suas atividades e controlar sua máquina, como disse o especialista Robert Hansen à AFP.
Segundo Hansen, o usuário poderia ser forçado a baixar pornografia infantil ou enviar material subversivo para a China, por exemplo. "Praticamente não há limites. O Google precisa consertar isso", disse.
Crackers podem criar esses miniprogramas usando código malicioso ou invadir sistemas hospedados por engenheiros que fornecem gadgets legítimos.
O Google afirmou à AFP que verifica os gadgets e raramente acha algum código malicioso, que é removido caso seja detectado.
Fonte:Redação Terra
Att
Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Líder do grupo CHANNEL TI
Nenhum comentário:
Postar um comentário