segunda-feira, 7 de abril de 2008

Com que Ferramentas posso montar um jogo ?

Por Flavio Amoedo

Antes de tudo temos as regras para desenvolver um game de sucesso (como desenvolver um game de sucesso) Postado por Juliana Prado Uchôa no Dia 3 de Abril de 2008.

As Boas Apostilas, ferramentas ate mesmo dicas, estão tudo em inglês então é bom ter afinidade com o idioma.

Ferramentas Para Montar um Game
As melhores linguagens para desenvolvimento de jogos, são C e C++, pois são muito moduláveis com elas é possível fazer "O que você quiser".
Para que fique uma coisa bem estruturada e desenvolvida , arrume uma equipe para dividir o trabalho , Alguns fazem os personagens , outros o cenário , alguns a parte de programação , também Outros que montem uma historia como esta foi postado da Juliana Prado Uchôa.

DevC++
D
evC++ configurada para trabalhar com OpenGL, Allegro, DirectX SDK e SDL.

Tutorial de C
Tutorial básico da linguagem C.

DelphiX
Conjunto de componentes e classes para o Borland Delphi para acessar os recursos provenientes do Microsoft DirectX.

SDL Passo a Passo
Primeiro capítulo do livro de SDL escrito pelo PDJer BillGuedes e distribuído livremente sobre esta API para programação de jogos em multi-plataforma.

Agora Ferramentas para modelagem 3D

Blitz3D
Fácil , poderoso e Versátil.

3D Studio Max 9
O mais Popular e poderoso, entre os editores.

Maya
o melhor que eu já vi , só para se ter idéia do seu poder tem alguns filmes que o usarão para fazer efeitos especiais.

Nvidia - FxComposer2
Ferramenta, Gratuita da Nvidia, para criação de efeitos visuais a modulos 3D desenvolvido pelo 3D studio ou qualquer outro modelador.

Outra dica; Você nunca vai sair por ai montando jogos profissionais se você nem Tentou montar os mais simples e básicos, então para que possa aprender e ficar bom você tem que praticar muito no começo.

Como Fazer a parte gráfica ?

Muitos acham que precisão de uma programação que tenho interface isso não é preciso pois todos os gráfico que serão executados por personagens pelo mapa armas e qualquer outro tipo de ação do jogo serão executadas pela placa de vídeo, via Directx ou OpenGL, Teremos que chamar os "Desenhos 3D", feitos no 3D studio ou no Blitz3D, e mandar para a placa de Vídeo para a renderização, e essa é a parte mais difícil da programação de jogos.

Para quem não sabe oque é renderização

Renderização é o processo pelo qual se podem obter imagens digitais. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem e animação (3ds Max, Maya etc.), como forma de visualizar a imagem final do projecto bidimensional ou tridimensional. A renderização é mais aplicada para objetos 3D, fazendo a conversão de um 3D para uma representação em 2D.

Eu Estou Usando o 3D Studio Max9 e o Fxcomposer2 São realmente as melhores ferramentas para criação de jogos em 3D, só que também são extremamente difíceis de modelar objetos muito complexa, e é por causa disso que a maioria que consegue trabalhar bem com esse tipo de ferramenta são chamados de artistas.

Fonte : ClickTeam, PDJ, Unidev , Wikipedia

Um comentário:

Felipe Santos disse...

Querer aprender tudo sobre desenv. de games ?
www.unidev.com.br
sem duvida é a melhor comunidade brasileira..
os caras manjam bem, tem váriosssss tutoriais e artigos...
eles promovem cursos e eventos tb..
ja participei de uma palestra sobre Maya..
boa comunidade..
façam parte !
e sobre modelagem 3d, tem o Blender..
que é de graça e mais leve que Max, Maya (e lógico que não é tão podero quanto estes).