Embora a fabricante não tenha anunciado uma data específica para o lançamento dos chips Atom, equipamentos com chips Centrino Atom chegam ao mercado no segundo trimestre, informou o porta-voz da Intel.
A linha Centrino Atom inclui um processador Atom de núcleo único, mais conhecido como Silverthorne, além do chipset wireless chamado Poulsbo. A Intel ainda não anunciou o novo nome para os chipsets, que unem os chipsets Northbridge e Southbridge em um único pacote para reduzir preço e consumo de energia.
Nem todos os processadores Atom serão oferecidos com o chipset Poulsbo. Algumas versões dos chips, apelidadas de Diamondville, serão oferecidas com dois chipsets. Estes processadores, disponíveis em versões de núcleo único e de núcleo duplo, são destinados a notebooks de baixo custo como os modelos da linha Eee PC da Asustek.
A Intel se refere a estes dispositivos como 'netbooks' e 'nettops' para diferenciá-los dos desktops e notebooks. Com o objetivo de delimitar estes segmentos, a Intel estabeleceu regras para que os fabricantes dos chips limitem as características dos dispositivos baseados na linha Atom, evitando que os componentes sejam usados em notebooks com telas de 15 polegadas, no lugar de processadores Core 2 Duo, por exemplo.
Os notebooks e desktops de baixo custo baseados em chips Atom começam a chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano, previu Cheung.
Fonte:IDG Now
Att
Juliana Prado Uchôa
Microsoft Student Partner
Lider do grupo CHANNEL TI
Nenhum comentário:
Postar um comentário