quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Empresas brasileiras de software conquistam mercados no Brasil e no exterior

Hoje, apenas 25 empresas brasileiras têm certificação CMMi, a maioria em nível 2, o período total para chegar ao nível 3 é de 30 meses .
Levantamento do instituto de pesquisas IPSOS aponta que 95% dos compradores de soluções de informática no país usam plataforma comercial e 92% não querem migrar

Recente relatório publicado pelo IPSOS Opinion (instituto de pesquisas especializado em levantamentos de mercado e de opinião), aponta que 70% das empresas brasileiras pretendem aumentar a compra de software nos próximos anos. O estudo, realizado em nove países (Brasil, Coréia, Egito, Espanha, Estônia, Filipinas, Hungria, Indonésia e Malásia), aponta que a mesma tendência é observada em todas as regiões, criando novas oportunidades de negócios para os desenvolvedores de software brasileiros.

De olho nessa oportunidade, a indústria nacional se prepara para conquistar uma fatia desse bolo, seja no mercado local ou no exterior. De acordo com o levantamento da IPSOS, 48% das empresas brasileiras de desenvolvimento de software pretendem aumentar as exportações nos próximos cinco anos. O estudo mostra ainda que no Brasil, 95% das empresas que compram tecnologia utilizam como principal plataforma o software comercial e que 92% delas não têm intenção de trocar de plataforma, mesma tendência observada nos outros oito países.

"As exigências de qualidade do mercado externo são grandes. Mas as empresas brasileiras têm bons profissionais e custos competitivos para concorrem com fornecedores de qualquer parte do mundo", avalia Mac Fadden. A Programmer's faz parte da joint venture Actminds, que reúne dez companhias de TI de Campinas com o objetivo aumentar a exportação de serviços.

De olho nos requisitos para exportação de software, a empresa já adequou seus processos às exigências da certificação internacional de qualidade de software CMMi-3 (Capability Maturity Model for Software - nível 3). Em breve, passará por autidorias para receber a certificação no início do próximo ano.

Outra empresa que busca a certificação como uma forma de atender as exigências de clientes brasileiros e internacionais é a Fábrica Dotnet, de Brasília. Inaugurada em outubro do ano passado, a empresa entrou no programa CMMi-3 oferecido pelos Centros de Tecnologia da Microsoft, em parceria com a ISD Brasil e a PUC do Rio Grande do Sul.

Por meio de tecnologias e métodos desenvolvidos pelos Centros de Tecnologia, o programa ajudará a aumentar rapidamente o número de empresas certificadas no Brasil, acelerando o processo em 30%. Hoje, apenas 25 empresas brasileiras têm certificação CMMi, a maioria em nível 2. O período total para chegar ao nível 3 é de 30 meses, inferior à média usual de 45 meses. O investimento completo é de cerca de R$ 150 mil, também menor que a média de mercado: R$ 250 mil por nível de maturidade.

No Brasil, cerca de 15 mil empresas, que empregam 130 mil profissionais, desenvolvem software, prestam serviços e oferecem treinamento em tecnologia Microsoft. "Por meio de diversos programas, apoiamos o desenvolvimento da indústria local, oferecendo desde capacitação técnica até programas gerenciais, que tornam as empresas mais competitivas para conquistarem novos clientes no Brasil e no exterior", afirma Marcos Pinedo, diretor de Estratégia .NET e Desenvolvedores da Microsoft Brasil.

FONTE: Microsoft

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