quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um dos panoramas da crise

As duas principais empresas de pesquisa na área de tecnologia divulgaram previsões de queda nas vendas de PCs em 2009, diante do enfraquecimento da economia e do aperto de crédito.

Mais cedo nesta quarta-feira, a consultoria IDC informou esperar que a receita com venda de PCs caia 5,3 por cento no próximo ano, para 267 bilhões de dólares. Anteriormente, a empresa previa alta de 4,5 por cento nesse faturamento.

O analista do Gartner, George Shiffler, disse estimar que 2009 seja o pior para essa indústria nos últimos sete anos, com queda acentuada nas vendas de microcomputadores de mais alto preço.

O Gartner também se prepara para revisar para baixo sua estimativa de vendas para o próximo ano.

"Iremos assistir a uma série de disputa de preços na medida em que o mercado se deteriore", disse o analista em uma entrevista.

"Achamos que os fabricantes vão migrar seus portfólios para produtos de mais baixo preço ou reduzir os preços dos equipamentos. A receita com vendas irá sofrer".

Essa situação poderá afetar as líderes desse mercado Hewlett-Packard (HP), Dell, Lenovo, Acer e Apple, além da Microsoft, cujo sistema operacional Windows roda em mais de 90 por cento dos PCs de todo o mundo.

Shiffler, principal analista do Gartner, informou que a companhia deve divulgar uma projeção de que os gastos com PCs caiam 6,5 por cento, para algo como 230 bilhões de dólares, no próximo ano.

A nova projeção do Gartner deve ser de que as vendas cresçam 5 por cento em unidades, para 312 milhões de microcomputadores de mesa e portáteis (notebooks) no próximo ano, disse Shiffler.

Caso a economia continue a se deteriorar, os gastos globais com PCs poderão cair 10 por cento ou mais e as vendas em unidades poderão cair pela primeira vez desde 2001, ressaltou ele.

Fonte:Reuters

 

Att

 

Juliana Prado Uchôa

Microsoft Student Partner

Líder do grupo CHANNEL TI

Nenhum comentário: